OBJETIVO DAS CORTINAS


As cortinas oferecem conforto e privacidade aos ambientes residenciais e comerciais. Também resolvem problemas práticos como incidência de sol nos ambientes, aumentado a durabilidade dos móveis e evitando o desbotamento dos tecidos.
A cortina pode ser definida como um tecido, suspenso por argolas ou trilhos, internamente instalado à frente de uma janela ou porta de um recinto para protegê-lo de agentes externos, como raios solares, e resguardá-lo da visibilidade de prédios e construções  vizinhas.
A escolha do tipo de cortinas depende de fatores como a preferência pessoal, preço, estilo do ambiente, tamanho e tipo da janela, forma de manutenção e durabilidade, entre outros.
Arquitetos e decoradores asseguram que o segredo para uma cortina perfeita está no acabamento e na qualidade dos materiais. Os requisitos para um modelo impecável são a definição do tecido (leve ou encorpado, luxuoso ou rústico, dependendo do efeito pretendido) e a costuraartesanal.
 cortinas vestem a casa, dão graça aos ambientes. E, num país tropical como o nosso, nada melhor que tecidos leves, translúcidos, mas que também garantam privacidade e luminosidade no ponto certo.algumas com apliques e estampas e outras combinadas com persianas e rolôs. Além de delicadeza e frescor, não menos importantes são os detalhes, como medidas, pregas, alturas diferenciadas para a barra, formas de como prender – e as dicas dos profissionais. Esse conjunto completo você vê em cada uma destas fotos. E não se esqueça de escolher acessórios que fiquem em harmonia com o modelo e o tecido. nheça algumas combinações de estilos e materiais que o mercado o oferece.  Para trazer leveza ao ambiente, xales de organza (Safira Sedas) num tom que reproduz o rosa do quadro colocado bem ao lado da porta-balcão. Dois tipos de voal (Empório Beraldin) foram costurados juntos (execução da Wall Decor) e fazem as vezes de forro. Como o pé-direito é alto (3 m), o varão duplo de bronze fica 15 cm abaixo do teto, recurso que traz aconchego à sala. Cuidado na manutenção: como o tecido pode encolher, a lavagem deve ser feita a seco a cada seis meses. Projeto de Luciana Penna.


Abraçadeiras ou apanhadores



Presas por braçadeiras, até parece que as cortinas estão fazendo pose. Mesmo os ambientes modernos já aceitam essas peças. Foi-se o tempo em que elas eram encontradas apenas em espaços clássicos. A maneira de amarrar vai depender do tecido e do efeito que se queira dar. Normalmente, ganchos discretos fixados nas laterais servem de suporte. Porém ousar faz parte e isso Ana Cordeiro pratica bem. Cuidadosa, ela prefere as tiras leves de voal e de seda para prender suas criações no centro das janelas. Os pingentes, por sua vez, migraram dos tetos e dos varões para cumprir a função de braçadeira. Segue aqui um pedacinho desse universo eclético. 
Varão 

Formas ousadas para os varões Simples ou duplos, os tubos que recebem as cortinas continuam sendo uma das soluções mais procuradas. O campeão é o de aço cromado. Contudo, existe espaço para todos - materiais como a madeira e o ferro têm seus adeptos e acabamentos como o polido, o escovado e a pátina também. "Gosto de usar varão simples, pois ele valoriza a forma e o trabalho aplicado nos tecidos", conta a estilista Tatiana Takasse, criadora das originais cortinas bordadas a mão da Santa Paciência. Os modelos escolhidos a seguir dão uma noção da variedade que existe no mercado. Inspire-se neles.

 

Ponteiras





Equilíbrio e design nas ponteiras Depois de escolhido o varão, preocupe-se em arrematá-lo com ponteiras que valorizem o conjunto. Às vezes, uma discreta bolinha cumpre bem o papel de finalizar as extremidades. Principalmente na presença de estampas. Em outros casos, essas peças podem ser a atração. "Funciona como uma roupa. Se você está vestindo peças neutras, um acessório mais elaborado completa e a diferencia dos demais", compara a decoradora Zélia Aidar. Ah, e não é preciso repetir a ponteira nos dois lados do tubo. Use a imaginação e descubra os tipos que combinam com sua casa. 



Veja Mais