Qual o melhor tecido para cortinas?

Confira quais são os diferentes tipos de tecidos para cortinas e suas funcionalidades
A cortina leve de gaze azul quebra a entrada de luz e dá privacidade ao dono do quarto, sem deixar o ambiente rígido e frio


A escolha do material de que será confeccionada a sua cortina é tão importante quanto a escolha do modelo. Ele influencia a funcionalidade e também a decoração.
Tecidos naturais, como fibra ou bambu, dão acabamento a ambientes mais despojados. Já os mais clássicos e finos, como camurça, seda e veludo, dão requinte ao espaço. "Estampas e cores muito fortes tendem a enjoar, mas, também podem dar um efeito incrível e mudar completamente a decoração. Tente amarrar as estampas e cores com os elementos existentes para ter uma composição mais harmônica e equilibrada", é a dica da arquiteta Carla Dichy.
Outro truque que ela sugere é pegar uma amostra do tecido e levar até o ambiente, para ver como ele interage como restante da decoração.  Ao mesmo tempo, o material também vai determinar a luminosidade natural e a privacidade que a cortina vai fornecer.
O blecaute, por exemplo, tem uma espécie de painel por dentro, que possibilita diminuir a entrada de luz no ambiente quase em 100%. É ideal para espaços com televisão. Já a tela solar possibilita que a luz natural entre e que você possa ver de dentro o que acontece do lado de fora, mas dá total privacidade ao interior do ambiente. Já os tecidos claros filtram a luz, o que é ideal para proteger pisos e móveis de madeira.
Além disso, é preciso considerar questões práticas: a seda estraga muito fácil com a luz do sol, por exemplo. Tecidos sintéticos costumam ter maior durabilidade e são mais fáceis de limpar. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora da escolha.




Veja Mais